segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Região Metropolitana sofre com o crescimento sem planejamento


            Com a indisponibilidade de áreas para investimentos imobiliários em Natal - onde os terrenos mais centrais custam caro - a expansão urbana está tomando o rumo da periferia da Região Metropolitana de Natal (RMN). Análise do Observatório das Metrópoles - Núcleo Natal - revela que o conjunto dos nove municípios periféricos da região metropolitana - excluindo a capital - cresceu mais que o dobro do estado, entre 2000 e 2010. A taxa anual de crescimento populacional chegou a 2,88% [no mesmo período, o estado cresceu 1,33%]...

            Uma pergunta vem logo à mente: as prefeituras conseguem acompanhar a velocidade desse crescimento e chegar às periferias com uma boa oferta de serviços essenciais? Percorrendo os pontos extremos mais habitados da Região Metropolitana de Natal, entre o CT do América, em Parnamirim, e o Loteamento Brasil, em Macaíba, não é difícil encontrar flagelos em vários aspectos sociais.

            O que se vê nas periferias em expansão é que há uma lacuna entre o inchaço populacional e a oferta de serviços, como estradas pavimentadas, drenagem, saneamento e acesso ordenado à saúde e à educação. Em Parnamirim e Macaíba, cidades que tiveram altas taxas de expansão entre 2000 e 2010 - respectivamente 62,33% e 26,7%, existem bairros e loteamentos onde a oferta de serviços essenciais é muito baixa, longe de ser eficiente.

Por Margareth Grilo

Leia na íntegra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário