Policial


PRF faz apreensão de 1,2 kg de crack

17 de outubro de 2011.

            Durante uma abordagem de rotina, às 10h00 da segunda-feria, dia 17 de outubro, no Km 135 da BR 226, em Campo Redondo, Policiais Rodoviários Federais encontraram 1,2 Kg de crack que seguia em uma van que fazia o trajeto Caicó - Natal.

            A droga estava acondicionada em uma caixa contendo uma panela de pressão, declarada como uma encomenda. Os policiais desconfiaram da divergência entre a nota fiscal e a embalagem da encomenda. A nota era de um grill; mas a embalagem, de uma panela.
           
            Já conhecendo o conteúdo da caixa, uma equipe da PRF fez o acompanhamento do veículo até Macaíba, onde a "encomenda" seria entregue a Cibelle Eliza Santos de Medeiros, 34 anos. Ao chegar no local, a mulher foi presa em flagrante. Eliza não conta com passagens anteriores pela Polícia. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Macaíba.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte, com informações da Polícia Rodoviária Federal.



Polícia surpreende jovem com drogas e celulares no CPD de Macaíba

            Polícia apreende adolescente que tentava levar celulares e armas para preso no CDP de Macaíba Policiais militares flagraram um adolescente tentando colocar celulares, drogas e facas para dentro do Centro de Detenção Provisória de Macaíba.

            O jovem de 17 anos, por volta das 21h de ontem, se utilizava de uma "tereza" para conduzir 10 celulares, 9 carregadores, chips de celular, duas facas, uma serra, além de 122g de maconha e 442 mg de crack, quando foi surpreendido por dois PMs que faziam a guarda da unidade prisional.

            Os policiais contam que perceberam um objeto sobrevoando o muro do CDP e foram observar de perto o que estava acontecendo. Eles, então, foram por dentro da edificação e viram a corda improvisada. Na ponta do objeto artesanal havia uma sacola com todos os itens citados.

            Apesar da rápida intervenção dos militares, o delegado de Plantão Pedro Paulo Falcão, acredita que pelo menos dois celulares chegaram aos seus respectivos donos. "O rapaz negou, mas ele já tinha jogado a 'teresa' umas duas ou três vezes", apontou.

            O adolescente foi pego para prestar esclarecimentos e informou ao sargento PM Agostinho e ao cabo PM Gildson que o material era para Waleano Cruz dos Santos, 19, que confirmou ter feito a "encomenda" pela qual pagaria R$ 20. O jovem foi levado para a Delegacia de Plantão da zona Sul, para prestar depoimento e foi liberado posteriormente. Já o detento, transferido para o Presídio Estadual de Parnamirim (PEP).

Por Carlos Henrique Goes


Plano de ação propõe agilidade na gestão criminal da comarca de Macaíba

22 de setembro de 2011

            A 1ª Vara Criminal da Comarca de Macaíba promove hoje, às 11h, o lançamento do Plano de Ação da Secretaria Judiciária que tem como objetivo aperfeiçoar o modelo de gestão atual com o novo paradigma de gestão, visando aprimorar os resultados utilizando os recursos disponíveis, fazendo uso da gestão de pessoas por competência e das atividades por processos de trabalho.

            O Plano faz uma identificação dos problemas daquela Secretaria e apresenta soluções para eles. Além disso, propõe uma adequação do número de servidores às necessidades de serviços da Vara de Macaíba, bem como a eliminação da sobrecarga de serviço. O documento também cria uma padronização do atendimento e das rotinas da Vara Criminal. Tudo isso com o intuito de garantir uma justiça mais eficiente aos usuários.

            Plano de Ação da Secretaria Judiciária de Macaíba foi elaborado, após curso ministrado por servidores do Tribunal de Justiça. A juíza Ticiana Nobre e os diretores das 9ª e 15º Varas, respectivamente, Michelson Cordeiro e Francisco Ribeiro organizaram o curso, que foi ministrado pela técnica judiciária, Sônia Teixeira. O Plano foi elaborado pelo diretor de secretária Francisco Chibério, com a colaboração dos demais servidores.

            "Esse curso visava atender a Meta Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - que é implantar em, pelo menos, 50% das unidades judiciárias de 1º grau um modelo de gerenciamento de rotinas. Ele foi ministrado em 48 horas-aula para três varas experimentais e no final lançamos o desafio de criar o Plano Estratégico e para nossa alegria, a Vara Criminal de Macaíba, está apresentando o seu Plano em menos de um mês", diz Sônia Teixeira.

            Além da Vara Criminal de Macaíba, participam desse projeto piloto a 8ª Vara Cível e a 13ª Vara Cível, ambas de Natal.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado




Presos fogem do CDP de Macaíba 

15 de setembro de 2011

            A Polícia Militar registrou na madrugada desta quinta-feira (15), por volta das 2h, a fuga de cinco presos do Centro de Detenção Provisório do município de Macaíba, situado na Grande Natal. De acordo com o tenente Pedro, oficial em serviço, os policiais se dirigiram ao local após a chamada dos agentes penitenciários informando sobre a ocorrência. 

            Segundo o tenente, na ocasião, quando a polícia chegou ao CDP, a fuga já havia acontecido antes do momento da chamada. “Os agentes penitenciários suspeitaram da fuga e quando foram verificar, visualizaram a grade situada na no teto arrancada após ter sido serrada”, explicou o oficial.

            Após a constatação, a Polícia Militar passou a realizar diligências pela área, mas até o momento nenhum preso foi recapturado. São considerados foragidos:  Realmaike de Nascimento Ferreira, Renan Lima Aguiar, Jaqueson Diego de Melo, Nilton César Ferreira da Silva e Robson dos Santos Lopes.

Extraída do site do dnonline


Mais um assalto ao Alternativo de Lagoa Salgada à Vera Cruz

            Na noite de ontem (09/07), o alternativo da linha 4, que faz o trajeto de Natal, Lagoa Salgada, Macaíba, Cana Brava, Papagaio à Vera Cruz foi assalto, e detalhe pela 2 vez em menos de um mês.

            Por volta das 18h os meliantes subiram no alternativo na altura da passarela do Satélite, o cobrador reconheceu os indivíduos. Logo que chegou ao posto Dudu, próximo ao retorno de Parnamirim, desceu do veículo e foi buscar ajuda, ligando para a Polícia Militar, sendo que o atendente afirmou que não seria possível a ida de uma viatura até o local, ou seja, omissão de socorro, o que é um absurdo e paradoxo com o luxo visto no desfile cívico da PM em Natal, no último dia 07 de setembro. No desespero e também na demora o cobrador decidiu por si continuar a viagem.

            Nas imediações da Ponte do Rio Pitimbu, os assaltantes anunciaram o assalto e recolheram pertences dos passageiros, bem como o dinheiro do cobrador, mais um detalhe importante eu estava no veículo e também tive objetos subtraídos pela ação dos marginais.



Resvalou até em Macaíba

            O assalto ocorrido na tarde de ontem (05/09) ao Banco do Brasil da cidade de Parnamirim resvalou nas cidades circunvizinhas, já que a área de escape para os bandidos se ampliou com o uso de veículos automotivos na fuga.

            Na cidade de Macaíba, foi encontrado um automóvel EcoSport e uma motocicleta nas imediações de postos de gasolina. O EcoSport foi utilizado para a realização de um assalto a um empresário ocorrido no conjunto Cidade Satélite, por volta das 12h de ontem.

Leia Mais:



Dupla tenta matar homem em Macaíba
           
            A Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio na noite de sábado (02/07) no município de Macaíba. Por volta das 20h30, uma dupla de homens, não identificados, efetuou três disparos contra José Edmilson Cosme. A ação aconteceu na rua Poeta Camões.

            De acordo com a polícia, a dupla utilizou uma moto para efetuar a tentativa da assassinato. A vítima foi atingida e encaminhada para o Hospital Clovis Sarinho, em Natal. Não há informações quanto o estado de saúde de José Edmilson nem quais os motivos que motivaram a ação dos criminosos.

Fonte: Tribuna do Norte.



Colisão entre dois carros deixa feridos na BR 304

Siena envolvido em acidente na BR-304.
            A colisão frontal entre um Fiat Siena (NQB 0518) e um Chevrolet Ipanema (HUV 0800) na BR 304, próximo à Reta Tabajara, deixou seis pessoas feridas na manhã desta quinta-feira (30). As vítimas, passageiras de ambos os veículos, foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhadas para o pronto-socorro Clóvis Sarinho. De acordo com informações colhidas no local da batida, o acidente teria ocorrido após uma tentativa de ultrapassagem.

            O motorista do Siena, Ednaldo Bezerra da Silva, de  46 anos, decidiu realizar a manobra quando foi surpreendido pela Ipanema conduzida por Antônio Gonçalves Silva Filho, de 50 anos, que vinha em sentido contrário. Na tentativa de evitar a colisão, Ednaldo puxou o veículo para o acostamento, entretanto, foi surpreendido ao notar que o outro condutor realizara o mesmo movimento. Os carros acabaram se chocando e houve princípio de incêndio.

            Antônio Gonçalves transportava quatro pessoas na Ipanema: sua esposa Darilene Gonçalves, as filhas Evânia Cristina e Elaine, além da neta, Mariana. Evânia, que estaria grávida, chegou a ficar presa às ferragens, mas foi socorrida pelo Samu, assim como os demais envolvidos, que sofreram escoriações e queimaduras.

Fonte: Tribuna do Norte.



Munições e drogas são apreendidas e causa prisão

Mulher foi pega com 21g de cocaína e trouxas de maconha.
            Juliana Silva Nascimento, 27 anos, foi presa no final da tarde deste domingo, 19, com quantidades de cocaína, maconha, além de munições de revólver calibre 38. A prisão ocorreu no município de Macaíba, na Grande Natal, por volta das 18h e um menor também foi conduzido à Delegacia de Plantão da zona Sul, no bairro de Cidade da Esperança. O delegado Pedro Paulo Falcão realizou a autação da mulher nos crime de tráfico de drogas, porte ilegal de munição e corrupção de menores.

            Segundo agentes da polícia civil da delegacia foram apreendidos 21 gramas de cocaína, além de trouxinhas de maconha, na bolsa de Juliana. A reportagem esteve no local e conversou com a suspeita.

            De acordo com ela, houve uma confusão por parte dos policiais militares, que teriam misturados os conteúdos das bolsas dela e do marido. "A droga estava na bolsa do meu marido e quando fizeram a revista misturaram tudo. Isso não era meu", arugmentou Juliana.

            A autuação por corrupção de menores ocorreu pois a mulher mantém relacionamento com o menor de 17 anos, também detido. Ela esclareceu que saía da casa da avó em direção a casa da mãe em um táxi. "Estava eu, meu marido e um amigo dele quando a polícia abordou", disse. Os policiais militares do 11 Batalhão foram os responsáveis pela abordagem.

            A suspeita, que é ré primária, deve ser conduzida ainda hoje para a ala feminina do Presídio de Parnamirim e ficará à disposição da Justiça para qualquer decisão. O menor assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência e foi liberado logo depois.

Fonte: Tribuna do Norte



Homem é preso acusado de estelionato em Macaíba

Estelionatário fazia a "festa" com os benefícios do INSS.
            Um estelionatário flagrado tentando aplicar um golpe no INSS foi preso no início da tarde desta quinta-feira (09), no município de Macaíba, na Grande Natal. A prisão, realizada pelo Serviço de Inteligência do 11º Batalhão da Polícia Militar, aconteceu por volta das 12h30, na agência da Caixa Econômica Federal, no Centro da Cidade.

            O homem foi identificado como José Patrício de Medeiros. Ele tentava sacar uma quantia no valor de R$ 10.246. Com o estelionatário, a polícia encontrou documentos de identidade e carteiras de motoristas de outras pessoas.

            O Serviço de Inteligência começou a investigação após receber informações da agência de Mossoró, que suspeitou de José Patrício. A partir daí, a polícia entrou em contato com o gerente da Caixa Econômica em Macaíba, e montou o esquema para flagrar o estelionatário aplicando o golpe. Quando ele tentou realizar o saque, os agentes efetuaram a prisão.

            José Patrício foi levado para a delegacia local e deverá ser encaminhado para à Plantão Zona Sul, em Natal, ainda nesta tarde.

Fonte: DN Online



Paralisação da PC causa transtornos

Transtornos marcam início de greve da PC.
            Com o início da grave dos Policiais Civis, as delegacias estão sem disponibilizar a população serviços básicos como a deflagração de Boletins de Ocorrência, BO’s, o que causa vários transtornos a comunidade que precisa do serviço.

            As duas Delegacias de Plantão em Natal e as dez Delegacias Regionais no interior serão as únicas a manter o funcionamento e cumprir a obrigação de manter 30% do serviço da Polícia Civil.

            Várias pessoas tanto de Natal quanto da região metropolitana já haviam se deslocado para a Delegacia Plantão por acreditar que os serviços estaria normalizado. Como foi o caso aposentado macaibense Jailton Matias, que veio da cidade de Macaíba em busca de realizar um B.O para cancelar alguns documentos e contas que sua filha possui, já ela foi assaltada. Disse ainda que não sabe como proceder agora.

            A Delegacia Geral de Polícia informou que durante o período de greve os boletins de ocorrência devem ser registrados no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e também através da Delegacia Virtual.

Fonte: Tribuna do Norte


Leia mais



Rede de atenção a mulheres será criada no Estado

Fórum discutirá rede de atenção integral à mulher no RN.
Em fórum programado para os dias 18 e 19 de abril, no Hotel Praia Mar, A SESAP, Secretaria de Saúde Pública, realizara formação de uma rede de atuação estadual para a atenção integral para mulheres e adolescentes que sofrem violência no Estado, visando ampliar o atendimento a estas mulheres e adolescentes.

Inicialmente os serviços de capacitação profissional vão se inicial nos municípios componentes da Grande Natal: Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Ceará Mirim.

Baseado em dados populacionais, óbitos e internações por fatores atrelados a violência contra mulheres, crianças e adolescentes, outros municípios do Estado com prioridade de atenção, também receberam estes atendimentos e formações.

Leia Mais:



Polícia Ambiental e IDEMA apreendem aves silvestres

Operação faz apreensão de aves silvestres.
Em operação realizada no último final de semana (02 e 03/02), a Polícia Ambiental em Parceria com fiscais do IDEMA, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, apreenderam cerca de 86 aves silvestres em feiras livres em três cidades grande Natal.

O Tenente Marcelo Queiroz, que comandou a equipe, afirma que 4 pessoas foram presas. As cidades Macaíba, Natal e Parnamirim foram foco da atuação desta operação, que visava o combate as comercializações de aves silvestres, ato que é proibido por lei.

Em Macaíba e Parnamirim 41 aves foram apreendidas, e em Natal mais 45 foram resgatadas. Todas as aves foram levadas para o Parque das Dunas, o Bosque dos Namorados, em Natal, para serem readaptadas ao meio ambiente.

Leia mais:

Polícia Ambiental apreende 86 animais silvestres em feiras livres



Homem é morto à facadas em Lagoa dos Cavalos

Lagoa dos Cavalos é palco de assassinato.
O jovem José Roberto dos Santos Filho (18,) foi morto com um golpe de faca em seu peito na noite de ontem, domingo (03/04), em Lagoa dos Cavalos, comunidade rural do município de Macaíba.

Segundo o primo da vítima que presenciou o crime, Edson da Silva Santos, diz que o crime ocorreu defronte a casa da namorada do José Roberto, quando o acusado identificado pelo nome Hélio o chamou e desferiu o golpe.

Em depoimento o primo da vítima ainda relatou que o crime aconteceu devido a desafetos entre as famílias da vítima e do acusado.


Mais informações:



Mais homicídio registrado em Macaíba

Homem é encontrado morto à facadas.
Segundo informações do Jornal Tribuna do Norte, a noite desta quinta-feira (31/03) foi marcada por um homicídio acontecido na Rua Santo Antônio, no Bairro do Santo Antônio em Macaíba, onde um homem foi encontrado morto por golpes de faca.

O homem foi morto no interior de sua residência, por volta das 21 h. Até o momento não temos notícia da identificação do corpo, que até ontem se encontrava no ITEP, Instituto técnico e Científico de Polícia.

Operação Abapuá prende quadrilha que agia em Macaíba e Assú

Os quatro presos durante a Operação Abapuá.
A Operação Abapuá realizada pela Delegacia de Macaíba juntamente com o 11º Batalhão de Polícia Militar, apreendeu 5 homens, sendo 4 deles localizados no Bairro de Lagoa Grande, na Granja Viva Viva, portando drogas, dinheiro e uma arma (revólver calibre 38) e o 5ª foi preso no Loteamento Morada Feliz.

Os presos são: Ailson Bruno Gomes (21), Laércio Araújo Filho (19), Francisco Canindé Gomes (24), um menor  (15) e o líder da quadrilha que já foi preso, respondeu por tráfico de drogas e assalto, e que dá o nome faz referência ao da operação, Gelmires Lopes Filho (36), o Marujo.

Os 4 maiores de idade responderão por formação de quadrilha, tráfico e porte ilegal de armas.

Fonte: Tribuna do Norte e Diário de Natal.


Defensores Públicos farão visitas as Unidades Prisionais da Região Metropolitana
 
Defensoria iniciará visitas as unidades prisionais do RN.
  Em comunicado do realizado pela Dra. Joana D’arc de A. Bezerra de Carvalho, coordenadora do Núcleo de Assistência Jurídica aos Presos e Familiares, divulgou em nome da Defensoria Pública do Estado, o calendário referente as visitas na delegacias e centros de detenção da Região Metropolitana (Natal, Nísia Floresta e Macaíba, iniciando no dia 18 de março.

Com as visitas, os defensores públicos visam colher informações sobre os perfis dos presos, o que engloba seu tempo de pena, os processos judiciais e as habilidades profissionais de cada um.

Com o dados em mãos, será emitido um relatório e será apresentado a Governadora do Estado, Rosalba Cialine, com o intuito de ser criadas políticas públicas para promover a inclusão dos detentos no convívio social, evitando o retorno as delegacias.

Fonte: DPE, Defensoria Pública do Estado.


PC e PM realizam ação preventiva a pedido da CAERN em Macaíba

Ação preventiva tenta coibir furtos a poço da CAERN.
Depois de vários delitos registrados a CAERN, Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, solicitou ação preventiva das Policia Civil e Militar para tentar coibir os constantes furtos de fios e peças nos poços tubulares, nas imediações da cidade de Macaíba e da região Metropolitana.

Durante um curto período, entre os dias 25 de janeira à 13 e março, cerca de 6 roubos foram verificados, prejudicando o abastecimento de água nas cidade da Grande Natal. Por dia, um poço é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 2 milhões de litros de água, causando transtornos a população abastecida.

Quem for pego furtando estará sujeito a responder pelo artigo 155, que trata de subtração e furto, detém de 1 a 4 anos de prisão mais multa.  

Fonte: Assessoria da CAERN.

Leia Mais:
 

Lotado, CDP de Macaíba poderá ser interditado pelo MP

Com capacidade para 90, CDP hoje tem 99 presos.
Segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte, MP-RN, o Centro de Detenção Provisório de Macaíba, CDP, esta com suas celas coletivas com o número de ocupantes maior que a sua capacidade, com isso, aconselha a interdição da entrada de mais presos nas celas.

Depois da averiguação na quantidade de custodiados e a área das celas, ficou claro que o CDP comporta apenas 90, de acordo com a Lei de Execução Penal, mas hoje há 99 detentos.

O MP-RN recomenda que as devidas ratificações sejam efetuadas no prazo de 10, a contar da data da publicação, e que a não obediência da recomendação vai desencadear ações judiciais na Promotoria de Justiça.

Leia Mais:




 

Operação Momo da PC realiza apreensões em Macaíba


Os quatro suspeitos de tráfico em Macaíba


A polícia vinha a um longo tempo investigando o comércio de drogas na região, com isso, conseguiu chegou aos quatro suspeitos, são eles: Rainel Silva da Cunha (54), Chico Sebo (75) e Manoel do Papo (62) responderão por tráfico de drogas e Jeferson Pereira Praxedes (23) que foi preso em Nova Natal, responderá por associação com o tráfico.


Vídeo correlacionado:
Normando Feitosa em entrevista ao Jornal Tribuna do Norte 
 

Fonte: Tribuna do Norte


Leia Mais: