Educação



SENAC oferece cursos GRATUITOS em caicó e MACAÍBA


18/07/2016

   O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, lança, na próxima segunda-feira (18) edital para preenchimento de 210 vagas em cursos gratuitos. As oportunidades integram o Programa Senac de Gratuidade (PSG), destinado a pessoas de baixa renda. Os interessados podem se inscrever entre os dias 18 e 20 de julho, exclusivamente por meio do site PSG.

    Em Caicó, estão disponíveis os cursos de Gestão comercial, Operador de computador, Qualidade no atendimento e Técnicas de negociação. Para Macaíba, serão ofertadas capacitações nas áreas de Depilador, Gestão comercial, Gestão financeira e Técnicas de negociação. 

Para maiores informações clique aqui => SENAC RN





IFRN oferece oficina de Percussão gratuita
 
15 de Maio 2015

      Estão abertas até sexta-feira (16), as inscrições para a Oficina de Percussão, uma atividade de extensão fruto da parceria entre o Campus Cidade Alta do IFRN e o grupo Folia de Rua. As aulas serão gratuitas e ministradas no próprio campus por Jorge Santos, mais conhecido como Jorge Negão, sempre aos sábados, das 15h às 17h. 

       Qualquer pessoa a partir de 14 anos pode participar. Para se inscrever os interessados devem procurar a Coordenação de Extensão, das 9h às 12h das 13h às 18h e apresentar os seguintes documentos: foto 3 x 4, RG (original e cópia), CPF (original e cópia) e comprovante de residência (original e cópia).

       Como instrumentos de sua oficina e suas apresentações, o grupo dispõe de Caixas, Repique, Surdos, Agogôs, Latas, Reco-reco, Tambores, Flauta e Timbas.

SERVIÇO
Inscrição Oficina de Percussão
Quando: até 16 de maio
Onde: Coordenação de Extensão do Campus Cidade Alta
Horário: das 9h às 12h das 13h às 18h
Quem pode fazer: qualquer pessoa a partir dos 14 anos
Informações: 84 4005-0974 (coordenação de extensão)

Maiores Informações:







UFRN vai usar notas no Enem para preencher 7 mil vagas da graduação

15 de Maio 2014

            A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai selecionar cerca de 7 mil estudantes para os cursos de graduação utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a pró-reitora adjunta de Graduação, Claudianny Amorim Noronha, todas as vagas dos cursos serão ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com base nas notas do ENEM. “Todos serão via SiSU, exceto os cursos que exigem o teste de habilidade específica (THE), que são LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), Música, Teatro e Dança”.

            Ainda segundo Claudianny Noronha, a Universidade utiliza o SiSU porque a instituição acredita ser o meio mais democrático de seleção, por permitir a um número maior de pessoas, de diferentes classes sociais e regiões do país, o acesso ao ensino superior público. “Cerca de  37 municípios do Rio Grande do Norte aplicarão as provas do ENEM”, informou a pró-reitora adjunta.

            Os alunos que participarem do Enem 2014 concorrerão, por meio do SiSU, às vagas da UFRN, com ingresso no primeiro e segundo semestres de 2015, para os campi de Natal, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Macaíba.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte






Macaíba sediará Núcleo Avançado de Pesquisa e Inovação

12 de Maio de 2014

       
Energias alternativas.
Dentro de 36 meses, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (Senai/RN) estarão realizando, conjuntamente, pesquisa aplicada em energia eólica, solar, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, biogás, fertilizantes de alto desempenho e áreas correlatas. E o resultado desse trabalho já tem destino certo: os setores pré-competitivos do Rio Grande do Norte.

        Para tanto, as duas partes fecharam na terça-feira, 6, um Contrato de Cooperação Acadêmico- Científica, que implica na edificação do Núcleo Avançado de Pesquisa e Inovação, a ser instalado em terreno disponibilizado pela UFRN no Campus Macaíba, onde funciona atualmente a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ).

Fonte: Site do Jornal Tribuna do Norte


Leia mais:







Secretaria da Educação do RN convoca 640 professores temporários




            A Secretaria da Educação e Cultura (Seec) do Rio Grande do Norte está convocando 640 candidatos integrantes do Quadro de Reservas do Processo Seletivo Público Simplificado para contratação de Professor Temporário. Veja a publicação e a lista dos convocados AQUI.

        Os candidatos devem se dirigir às suas respectivas Diretorias Regionais de Educação (Direds) em um prazo máximo de 30 dias, apresentando a documentação exigida. Os endereços das 16 Direds e a documentação exigida está disponível no site www.educacao.rn.gov.br. Em Natal, a 1ª Dired fica localizada no prédio da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo do Estado.


Para maiores informações clique aqui
 


Até Quando?

22 de Novembro de 2011

            Até o ano passado a taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte era de 17, 4%, segundo dados do Censo de 2010, divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa caiu 26,5% em uma década. No interior, a situação é mais crítica em município que concentra grande população no meio rural, como Macaíba, que tem uma taxa em torno dos 24,6%, e teve redução de apenas 8,1%.

            É preciso conciliar uma severa campanha de alfabetização de adultos com o setor produtivo, como na agricultura. A educação formal deve chegar ao homem do campo no lugar em que ele trabalha e vive em comunidade. O problema é que na zona rural, as escolas são precárias, sem educadores quase não funcionam e o sistema de transporte escolar passa por uma crise interminável.

             Escolarização é direito de todo cidadão, o governo precisa não ter vergonha de realizar uma grande chamada pública para alfabetização em massa. Pra quem tem vergonha, alfabetizar seu povo vale mais que todas as obras da Copa.

Matéria extraída do Jornal Tribuna do Norte.



Mais uma de Nicolelis: a diferença entre um craque e um atleta comum está no cérebro

17 de Novembro de 2011

Miguel Nicolelis afirma que craque vê 'objeto artificial como extensão do corpo' e revela plano de criança tetraplégica dar o pontapé inicial da Copa 2014

            Uma jogada de craque de Neymar, uma ultrapassagem arrojada de Ayrton Senna, um 'grand willy' do tenista Roger Federer ou uma enterrada de Michael Jordan. Para muitos, são esses momentos que separam os bons dos craques. Para o neurocientista Miguel Nicolelis, é o cérebro o responsável por fazer esses atletas se diferenciarem.

            - A relação deles com a ferramenta, com a bola, é bem diferente do cérebro dos normais como nós. Uma das teorias que nós temos é que essas ferramentas, o carro, a raquete de tênis, o taco de beisebol, a bola, nos grandes atletas fica sendo, para o cérebro, parte do corpo do atleta. Nesse momento, quando o atleta consegue fazer essa fusão de um objeto artificial com o corpo dele, que ele se transforma em um cara acima da média.

            Nesta teoria do neurocientista, os atletas veem as ferramentas que usam no esporte como extensão do próprio corpo...




Campanha Papai Noel do Correios é lançada

17 de Novembro de 2011

            Com direito à participação do Papai Noel, crianças das escolas públicas, gestores e empregados dos Correios, foi lançada a campanha Papai Noel dos Correios 2011, no Rio Grande do Norte. Este ano, aproximadamente 70 escolas foram cadastradas para participar e as cartinhas já estarão disponíveis para "adoção" a partir desta semana.

            A campanha consolida, em 2011, o objetivo de incentivar a educação, admitindo exclusivamente cartinhas provenientes de crianças que estejam cursando até o 5º ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas indicadas pelas secretarias municipais de Natal, Parnamirim, São José de Mipibu, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, Nísia Floresta, Mossoró e Currais Novos.

            O candidato a "padrinho", qualquer pessoa que se interesse em presentear as crianças, pode ir até uma das 40 agências da Grande Natal, além de Currais Novos e Mossoró, e adotar uma cartinha com a certeza de estar presenteando uma criança que efetivamente frequenta o ambiente escolar.

            O período de "apadrinhamento" vai de 14 de novembro a 16 de dezembro, quando se encerra também o prazo para entrega dos presentes nas agências participantes. A decisão da Diretoria Regional do RN de não aceitar cartinhas vindas diretamente da comunidade atende a uma sugestão nacional da ECT e se deveu em parte às práticas indevidas que vinham sendo registradas, principalmente por parte de adultos que se faziam passar por crianças ou se aproveitavam da campanha para autopromoção.



Deputado solicita Pólo da UERN em Macaíba

10 de Novembro 2011

            O município de Macaíba precisa de um Núcleo Avançado da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). É no que acredita o deputado estadual Dibson Nasser (PSDB). Nesta terça-feira (8), o parlamentar teve a confirmação de que a Assembleia Legislativa aprovou um requerimento de sua autoria que solicita a instalação do núcleo.
           
            "Macaíba é uma das principais cidades do estado e merece receber um núcleo avançado da UERN. Estou satisfeito com o apoio dos demais deputados e vou continuar cobrando para que a cidade consiga cada vez mais benefícios", disse o parlamentar.

            O requerimento nº 1604/2011 será encaminhado à direção da UERN e à Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, que receberão o pleito do deputado e analisarão a possibilidade de que a cidade seja contemplada.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Dep. Dibson Nasser.



Ciência transforma o alunado

07 de novembro de 2011

            Proporcionar o acesso de gestantes, crianças e adolescentes à saúde, educação, deixou de ser o sonho impossível de centenas de famílias carentes de Natal e Macaíba. Desde a implantação, entre 2007 e 2008, das ações sociais do Instituto Internacional de Neurociências de Natal - Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), coordenadas pelo cientista Miguel Nicolelis, iniciou-se um processo de transformação social através da ciência.

            Em entrevista concedida à revista Carta Capital, em 2007, Nicolelis disse: "A ciência tem valores que, aplicados a qualquer atividade social, levam à transformação". Há quatro anos, iniciou-se este processo no Rio Grande do Norte.

            A contribuição da Associação Alberto Santos Dumont de Apoio à Pesquisa (AASDAP), para o Estado vai além da implantação do IINN-ELS em Natal e Macaíba. A Associação trouxe para o RN Centros de Educação Científica, com a implantação da Escola Alfredo J. Monteverde, na Cidade da Esperança, atualmente com 600 alunos, e em Macaíba, com 400 estudantes de 11 a 17 anos. Além da construção do Centro de Saúde Anita Garibaldi, em Macaíba. 

Fonte: Tribuna do Norte


Leia mais:




CAIC’s de Macaíba e de outras cidades do RN pedem socorro

18 de outubro de 2011

            Basta um olhar mais de perto, para constatar que a maioria dos Centros de Atenção Integrada à Criança (CAICs) existentes no Rio Grande do Norte precisa de reparos, reformas e até mesmo construções para continuar de pé. Pixações, infiltrações, pisos e paredes quebrados são alguns dos problemas enfrentados por alunos e professores.

            No Estado, existem 14 unidades de CAICs que foram construídos pelo Governo Federal no período de 1993 a 1994. Em 2003, a então governadora Wilma de Faria solicitou a transferência para o patrimônio do Estado. Até hoje, alguns processos não foram finalizados e o CAIC de Caraúbas, por exemplo, está completamente abandonado e destruído. Das demais unidades, apenas uma - localizada no bairro Planalto, em Natal - pertence à prefeitura da capital.

            Em Macaíba, o CAIC abriga a  Escola Estadual Deputado Jessé Pinto Freire que funciona de manhã e à tarde. Logo na entrada, é possível verificar alguns problemas. Os portões estão enferrujados e há lixo espalhado no chão. Ao lado do ginásio de esportes, uma estrutura de metal também enferrujada ocupa o lugar onde deveria existir um hidrômetro. Os vestiários e banheiros do ginásio estão em péssimas condições. Os sinais de vandalismo e depredação estão em todas as partes.

            A chefe do setor de Assessoria Técnica e de Planejamento (ATP) da secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seec), Elisabete Barbosa de Lima, informou que a Seec tem conhecimento dos problemas enfrentados pelos CAICs, porém, o processo de doação das unidades ainda não foi concluído, o que, segundo a assessora, atrapalha os trabalhos. "Estamos ainda com o processo de doação do Patrimônio da União para o Governo do Estado", disse.

Por Roberto Lucena

 

Sábado é dia do Rock, bebê! 

11 de Outubro de 2011

            Parafraseando Cristiane Torlone, sábado dia 09 de outubro, a Escola Estadual Dr. Severiano, localizada no centro de Macaíba promoveu o evento Rock na Escola, onde conseguiu socializar a idéia de um rock sustentável, regado a muito conhecimento e integração entre os alunos, por meio de oficinas culturais e sociais durante todo tento.

            O evento contou com a participação dos alunos, do corpo docente e claro de muitos jovens apaixonados pelo ritmo envolvente do rock, com uma linguagem expressada nas indumentárias usadas como o tradicional “all star”, as roupas pretas e claro uma maquiagem bem pesada.
            Uma iniciativa da Professora Sânzia, o Rock na Escola foi idealizado como compensação dos dias letivos perdidos com a última grave dos professores da rede estadual. Enganam-se quem pensa que foi só curtição, a Professora Ismarleide foi categórica ao explanar no palco do show que durante 10 sábados os alunos participaram de oficinas de cultura e arte, e os trabalhos de colagem, a dança, a paródia foram expostos durante todo o evento, no palco e nas dependências da escola.  
            Desde Renato Russo a Kurt Cobain, o Rock na Escola realizou um verdadeiro apanhado da história e evolução do rock, realizando um verdadeiro túnel do tempo. O Festival SWU Music & Arts Festival, que promove a música, arte, e a Sustentabilidade foi referência para o projeto. O Rock na Escola contou com o show da Banda Moby Dick.
Por Júlia Damasceno
Mais fotos:
Paródias no Rock na Escola.

Túnel do Tempo do Rock.

Mural: A Maldição dos 27 Anos.

Vista lateral do Palco.

Tenda do Desenvolvimento Sustentável.

Platéia e participação estudantil.

Entrada da escola.

Público inicial.

Palco do Rock na Escola 2011.

Oficina de dança.



Júlio César reconduzido à direção da Escola Agrícola de Jundiaí

06 de outubro de 2011
            O professor Júlio César de Andrade Neto foi reconduzido ao cargo de diretor da Unidade Especializada em Ciências Agrárias – Escola Agrícola de Jundiaí, em solenidade realizada na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitora, às 10h desta quarta-feira, 5.
           
            A reitora Ângela Paiva Cruz, que assinou o termo de recondução, falou da alegria de reconduzir o professor Júlio César ao cargo que, juntamente com Gerbson Azevedo de Mendonça, teve seu nome confirmado pela comunidade. 

            Ela destacou o novo status da Escola, agora Unidade Especializada, que  oferece cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.
A Escola Agrícola de Jundiaí, ainda segundo a reitora, é um exemplo no campo da inclusão social, pelos vários projetos desenvolvidos, como o Pronera, e acolhendo jovens de todo o Estado.

            A reitora destacou o recente resultado  de um ranking internacional, que coloca a UFRN entre as 100 melhores universidades latino-americanas e entre as 31 brasileiras, divulgado  no início desta semana. 
“Nós somos parte disso”, disse se referindo à Escola Agrícola de Jundiaí.

            Júlio César, surpreso com o número de pessoas que prestigiou a sua posse, agradeceu a todos que fazem a Escola, entre os quais coordenadores, professores, alunos, servidores técnico-administrativos e terceirizados. Destacou a colocação em 1º lugar da EAJ no último ENEM, “motivo de orgulho para todos que fazem a Escola”.

            O professor Júlio César relembrou suas propostas de campanha por melhor segurança, construção de restaurantes e residências universitárias (estes já licitados), melhoria do acervo da biblioteca e reforma do prédio do ensino médio, entre outros. 

            Júlio César agradeceu ao ex-reitor Ivonildo Rêgo, que incentivou a apoiou a criação da Unidade Especializada, congregando todos os cursos de ciências agrárias na EAJ. Crescer com qualidade é a meta, disse ele. E concluiu: “acreditamos que estamos no caminho certo”.

            Participaram da solenidade de posse do professor Júlio César a reitora Ângela Paiva Cruz; a vice-reitora Maria de Fátima Freire Melo Ximenes; o ex-reitor José Ivonildo do Rêgo; o pró-reitor de Planejamento, Emanuel Evangelista; o pró-reitor de Administração, João Batista Bezerra; o pró-reitor adjunto de Pesquisa, Jorge Falcão; o professor Rivaldo D´Oliveira, um dos fundadores da Escola; coordenadores, professores e alunos da EAJ.

Notícia transmitida pela AGECOM.




Ministério da Educação construirá 2 creches em Macaíba

22 de setembro de 2011

            O Ministério da Educação divulgou, na internet, os municípios potiguares cadastrados e selecionados para receberem creches e quadras poliesportivas dentro das prioridades para construir um futuro melhor. No RN, os municípios foram divididos em três grupos de acordo com a população infantil. 

            No 1º grupo, onde estão os grandes municípios com 114 mil crianças de zero a seis anos, estão previstas 38 creches, sendo 23 para Natal, 4 para Mossoró,  8 em Parnamirim e 3 no município de  São Gonçalo do Amarante.  O déficit de creches nesses municípios, segundo cadastro do MEC, é de 119 unidades inscritas no Programa Pró-Infância. 

            Esse grupo, dos quatro municípios mais populosos, foi contemplado com 70 propostas de cobertura e construção de quadras cobertas nas escolas. São 8 projetos para Parnamirim, 12 para Mossoró,  42 em Natal e  8 em São Gonçalo do Amarante.

            Para o 2º grupo, formado pelos municípios de Açu, Caicó, Ceará-Mirim e Macaíba, com 23 mil crianças e um déficit de 19 creches, foram selecionados 3 projetos de creches para Ceará-Mirim,  2 para macaíba e 1 para Açu. O MEC ainda aprovou 5 quadras para Macaíba,  13 para Ceará-Mirim e 4 para Açu. Caicó não foi incluída nos projetos do PAC2 da educação.

Fonte: Tribuna do Norte.




ENEM: EAJ é a 1ª escola pública do RN no ranking nacional
13 de setembro 2011

            Aparecendo em 2.399ª lugar no ranking nacional de escolas públicas do ENEM, a Escola Agrícola de Jundiaí figura como a primeira do estado a aparecer no ranking. Com participação massiva de aproximadamente 87% dos alunos, a escola alcançou a nota 594,07, para orgulho dos seus alunos.

            O grupo 1 agrupa escolas com participação de 75% a 100% (4.640 escolas); o grupo 2, de 50% a 74,9% (5.444 escolas); grupo 3, de 25% a 49,9% (8.616 escolas); e  grupo 4, de 2% a 24,9% (7.399 escolas). A média nacional das escolas ficou em 537,04 pontos. A média no Rio Grande do Norte foi de 528,42. Já a média nacional dos alunos concluintes foi de 511,21, índice que representa aumento de 9,63 pontos, em relação à nota de 2009 (501,58).
           
            Em resumo, a maioria das escolas públicas estaduais ocupam as piores posições na classificação, com notas abaixo de 490. Algumas caíram de posição. No grupo 1, o pior desempenho foi da Escola Estadual Ivonete Carlos, localizada no município de Frutoso Gomes. A escola obteve nota 474,36, contra a de 516,69, de 2009. Já no grupo  2, a pior escola foi a Professor Daniel Gurgel, no município de Janduís, com nota 451,68, contra 479,30, de 2009. Para 2011, o estado tem 116.753 alunos inscritos no Enem. O exame será realizado nos dias 22 e 23 de outubro.


Cem escolas rurais paralisam aulas

            No ano passado, segundo dados oficiais do Setor de Estatística da Secretaria Estadual de Educação, 100 escolas localizadas na zona rural de 52 cidades do Rio Grande do Norte, deixaram de funcionar. Dessas, quatro foram extintas (duas em Ielmo Marinho, uma em Macaíba e outra em Campo Redondo).

            As outras 96, foram paralisadas em 48 diferentes municípios do Estado. Embora os dados sejam preocupantes, as escolas públicas rurais (municipais e estaduais) que ainda estão com as portas abertas contam com estrutura física e empenho dos professores e toda a comunidade escolar que não deixam a desejar às encontradas nas zonas urbanas das cidades.

            Enquanto os professores da rede Estadual de Educação cobram a equiparação de salários ao piso nacional, os educadores das escolas rurais municipais em pelos menos três cidades potiguares visitadas pela TRIBUNA DO NORTE - Bom Jesus, Serra Caiada e Boa Saúde - recebem vencimentos acima da média, entre R$ 769 para quem tem magistério e R$ 1.354 para os que têm nível superior.

Extraída do Jornal Tribuna do Norte.


 

TCE concede Medalha de Mérito a oito personalidades, entre eles o médico Olímpio Maciel


            O Tribunal de Contas do Estado (TCE), que tem como presidente o macaibense Valério Mesquita, agraciou no final da manhã desta terça-feira (06/07), oito personalidades com a Medalha do Mérito "Governador Dinarte Mariz". A solenidade foi iniciada com apresentação do Coral Canto de Contas, entoando canções tradicionais do repertório potiguar.

            O conselheiro Carlos Thompson falou pela Corte de Contas e o senador Paulo Davim discursou em nome dos homenageados. O deputado Ezequiel Ferreira de Souza e a prefeita Marília Dias (Macaíba) estavam presentes, prestigiando a homenagem ao médico Olímpio Maciel.

            Além do médico e professor Olímpio Maciel foram homenageados: senador Paulo Davim; presidente da Assembleia, deputado Ricardo Mota (representado pelo seu filho, Rafael Mota); desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Tasso Duarte de Melo; médico e professor Aluísio Bezerra de Oliveira; professor e ex-reitor da UFRN, Geraldo dos Santos Queiroz; consultor geral do TCE, Cláudio Dantas Marinho; e a procuradora-geral da Assembleia Legislativa, Rita das Mercês Reinaldo.

            A concessão da medalha tem como objetivo reconhecer o mérito de personalidades que, ao longo da existência e durante atuação profissional, ofereceram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo ou técnico.

Enviado por Rodrigo Rafael assessoria do Dep. Ezequiel de Souza.



Macaíba ganhará Instituto Internacional em energia eólica

            Anunciado pelo governo do estado em fevereiro, o Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica do Rio Grande do Norte deve sair do papel apenas em dois ou três anos, segundo  estimativa da presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), Bernadete Cordeiro. Tempo necessário, segundo ela, para aprovação de projetos e obtenção de recursos, que devem partir do próprio governo e de empresas que atuam no ramo.

            O instituto está orçado em R$10 milhões (R$4 milhões para construção e R$6 milhões para compra e instalação de equipamentos) e deverá ser construído em Macaíba, próximo ao distrito industrial. O valor corresponde a 0,1% do que a energia eólica movimentará no estado até 2014: R$10 bilhões. Apesar de ter 'apresentado' o instituto ontem, o governo ainda não sabe como ele, de fato, funcionará.


Leia mais:



Macaíba poderá receber “Parque do Conhecimento - Cidade da Ciência”
           
            No início deste ano, o projeto  "Parque do Conhecimento - Cidade da Ciência", foi entregue ao secretário extraordinário da Copa do Mundo em Natal, Demétrio Torres. O documento foi repassado pela ex e atual diretoras da Fundação, Isaura Rosado e Bernardete Sousa, respectivamente. Atualmente, o secretário avalia a possibilidade de (re)incluir o projeto dentro das obras da Copa no entorno do Centro Administrativo.

Cidade da Ciência um sonho que poderá se realizar.
             "Estamos analisando o impacto da interferência do projeto da Cidade da Ciência na área do Arena das Dunas", afirmou. Uma outra possibilidade de terreno que poderá sediar o complexo científico e de lazer, é uma área nas proximidades do Casarão dos Guarapes (também conhecido como Casarão da Viúva Machado), localizado entre Natal e Macaíba.

            "Surgiu a possibilidade de construirmos a Cidade nas proximidades do Casarão", afirmou Isaura Rosado. Demétrio Torres ressaltou, porém, que o Governo ainda não apontou nenhuma outra área e que o resultado da análise solicitada pela Fapern não tem data para ser divulgado.

            A "Cidade da Ciência" foi concebida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) na gestão da ex-governadora Wilma de Faria. A ideia inicial era erguer o complexo num espaço vazio do Centro Administrativo, próximo à Secretaria de Justiça e Cidadania. As obras não passaram da fase inicial, quando começaram mais de dois anos após o anúncio do projeto.

Fonte: Tribuna do Norte



Programa de Estágio abre 196 vagas para estudantes de Direito

            Terminam na próxima quarta-feira, dia 22, as inscrições para o Concurso do Programa de Estágio Curricular para o Poder Judiciário do RN. São 196 vagas distribuídas por cinco regiões do Estado. Dentre elas, 02 vagas para a cidade de Macaíba.

            Podem participar do processo seletivo estudantes de curso superior em Universidade ou Faculdade autorizada pelo Ministério da Educação que estejam regularmente matriculados e cursando, no mínimo, o 3º período do curso de Direito.

Leia a matéria completa:




A Tragédia do Pax

Por Valério Mesquita

Dirigível Pax construído por Augusto Severo.
No dia 12 de maio último celebrou-se cento e nove anos de morte do aeronauta, cientista, deputado federal, pesquisador, escritor e pioneiro da aviação Augusto Severo de Albuquerque Maranhão.

Nasceu em Macaíba a 11 de janeiro de 1864, num sobrado já demolido na praça que tem o seu nome. Filho de Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão e Feliciana Maria da Silva e Albuquerque, Augusto, enquanto garoto e adolescente, teve mais contato com a cidade, dividindo-se com Natal onde fez os estudos preparatórios.

            Matriculou-se na Escola Politécnica no Rio de Janeiro, onde o clima foi hostil a sua saúde, voltando para o Rio Grande do Norte. Recuperou-se mas não quis retornar ao Rio para concluir os estudos, dedicando-se ao magistério no colégio fundado por seu irmão Pedro Velho. Trabalhou no Porto dos Guarapes com Fabrício Gomes Pedroza, mas logo envolveu-se nas agitações políticas pela causa abolicionista e na propaganda republicana, onde destacou-se como orador e jornalista.

            Foi deputado ao Congresso local em 1892 e no ano seguinte deputado federal reeleito sucessivas vezes até a sua morte. Mas, apesar de haver desempenhado a vida pública com brilhantismo, não foi através dela que se tornou famoso mundialmente. Foi, exatamente, a pesquisa e o estudo desenvolvidos desde o verdor dos anos para descobrir a dirigibilidade dos balões.

O ano de 1893 assinala definitivamente o marco de sua luta cientifica no enfrentamento das maiores dificuldades para provar a sua teoria. Quando obteve do governo federal a autorização e aporte financeiro para que fosse construído no Realengo (RJ) um pequeno balão para provar as suas experiências e o valor do seu invento, surgiram inimigos políticos que lograram a revogação da ordem anterior, prejudicando o seu projeto.

            Ato contínuo, Severo não desanimou, e em 1901, seguiu para Paris. Com os recursos próprios e de doações de amigos construiu o balão Pax para voar na efervescente capital da Europa, para onde haviam aportado os mais consagrados inventores e pioneiros da aviação no crepúsculo do século dezenove e nos albores do século vinte.

“O balão subiu, obedecendo docilmente o seu comando, mas, num momento dado, a explosão do motor produziu o incêndio da aeronave e a sua consequente queda, sendo Augusto Severo precipitado, gloriosamente morto, sobre a Cidade Luz”, é a descrição histórica, repetida e triste do dia 12 de maio de 1902, da morte do mártir da ciência e patrimônio moral da humanidade.

            Mas a pergunta que não quer calar e que desafia os pesquisadores e biógrafos do aeronauta é a seguinte: Severo não teria sido vítima da dificuldade financeira que lhe impôs a aquisição de equipamentos de inferior qualidade? Ele mesmo reconheceu, aflito, que poderia ocorrer um sinistro. Mas o entusiasmo e o afã de servir à ciência, á humanidade foram superiores ao medo físico, à dor e à saudade de deixar a família que unida assistiu contrita o desenlace em Paris. Um inventor brasileiro ao qual o Governo da União fechou as portas, obrigando-o ao “asilo” na França para provar o seu invento. Se fosse hoje, o presidente da República teria o repúdio da sociedade porque o país que expulsa cientistas só merece a lata do lixo da história.

Por tudo que Augusto Severo sofreu, desde as humilhações no Brasil até a terrível dor física do corpo em chamas, sem renegar a pátria, merece com justiça e justeza que todos os potiguares se unam numa prece votiva pelos cento e nove anos dessa tragédia.



Projetos culturais em baixa no Governo do Estado

Governo do Estado parece desdenha cultura.
Enquanto a bola de neve dos débitos cresce no Governo do Estado, propostas como a restauração do Casarão dos Guarapes, em Macaíba, e a realização do projeto Arte Potiguar no Mundo, que promove encontros com potiguares radicados em outros estados e países, recebe atenção pouco justificada pela urgência de outras prioridades.

Projetos, propostas, planos, intenção, meta. Essas são as palavras preferidas da atual gestão da Fundação José Augusto, que se esforça para marcar presença na mídia divulgando realizações pontuais e a profusão de iniciativas que permanecem, ainda, no plano das ideias.

 O fato é que a propaganda oficial do Governo Rosalba Ciarlini, no que diz respeito aos avanços e realizações no segmento cultural, está bem aquém do que realmente é divulgado na televisão: a Secretaria de Cultura ainda não foi criada; o Fundo de Incentivo também não se materializou; o Seis e Meia está esquecido; a biblioteca Câmara Cascudo continua em frangalhos; a Cidade da Criança fechada; editais e prêmios continuam pendentes desde 2009; e cachês permanecem em aberto.

Com a palavra a Secretaria de Cultura do estado... Ops! Ainda não existe!! E agora José?


Fonte: Tribuna do Norte



Miss RN Infantil 2011 terá etapa em Macaíba

Miss RN Infantil 2010, Pâmela Danielle.
Com etapa prevista para a cidade de Macaíba, o Concurso Miss RN Infantil 2011 promovido pelos produtores Silvana Faitão e Caio Bandeira, terá sua etapa da cidade de Natal acontecendo hoje (19/05) às 20h, no Hotel Pestana, e irá escolher 20 representantes da capital nas quatro categorias do Miss RN Infantil.

Serão escolhidas cinco melhores em cada uma das quatro categorias: Mini Miss RN (de 5 a 7 anos), Miss RN Infantil (8 a 10 anos), Miss Pré-Teen RN (11 a 13 anos) e Miss RN Juvenil (14 a 16 anos).

A partir de 15 de julho, a coordenação do evento do Miss RN Infantil, Silvana Feitão estará na cidade de Ceará Mirim fazendo a mesma seletiva. Depois virão as cidades de São Gonçalo, Parnamirim e Macaíba. O mestre de cerimônias que irá apresentar o evento de quinta-feira será o modelo e publicitário Leonardo Romanzera

No dia 16 de novembro, tem a grande final envolvendo todas as eleitas nas principais cidades do estado no Teatro Riachuelo. Segundo a produtora, Silvana Faitão, serão avaliados pelo júri critérios como simpatia, beleza e desenvoltura.

Fonte: Tribuna do Norte


Leia mais




Casarão dos Guarapes passa por avaliação técnica

Engenheiros e arquitetos responsáveis pelo projeto.
O antigo Casarão dos Guarapes, localizado as margens da BR-226 na estrada do distrito de Mangabeira, onde tudo começou para a fundação da então cidade Macaíba, passa por avaliação técnica civil para sua futura restauração e revitalização, pela Fundação José Augusto.

            Esquecido desde a década de 40, o Casarão guarda o posto de sede comercial do comerciante Fabrício Gomes Pedrosa, quem detém o título de fundador da cidade de Macaíba.

Tombado pelo Patrimônio Histórico, a edificação, segundo dados orçamentários, o custo inicial a restauração e reconstrução do marco histórico macaibense gira em torno de R$ 800 mil provindo dos cofres do governo estadual.

            Com a restauração o prédio assumirá papel importante para a cultura histórica da cidade e do estado. Segundo a Secretária Extraordinária de Cultura do Governo Estadual, Isaura Rosado, o Casarão abrigará um espaço cultural, voltado para a história da propriedade.

Leia Mais






Curiosidade: Censo 2010 aponta Macaíba como 5ª colocada em população no Estado

No Censo de 2010 o Rio Grande do Norte aparece com 3 milhões e 170 mil habitantes. As dez cidades mais populosas são: Natal, com 803.811 habitantes; Mossoró, 259.886; Parnamirim, 202.413; São Gonçalo do Amarante, 87.700; Macaíba, 69.538; Ceará-Mirim, 67.844; Caicó, 62.727; Açu, 53.245; Currais Novos, 42.668, e São José de Mipibu, 39.771.


Pastorador de Auroras

Autor: Valério Mesquita

A visão de quem passa pelo empório dos Guarapes (Macaíba) testemunha um tipo inexprimível de mistério, grandeza e história, que não se manifestam, apenas, na visibilidade dos olhos. Espelho e sombra nos envolvem totalmente. Reflete a casa perdida da infância de qualquer um de nós, mesmo que distem quase duzentos anos de nascença. As cores da vida vem de dentro. Ao derredor da construção principal, aflora o lirismo vegetal e memórias mil de luar.

Diante dos Guarapes paraliso o meu corpo e silencio a boca, ante a emoção e a paz emblemática onde nascem, depois, todas as palavras. Templário erguido ao comércio, ao labor, a vida, a riqueza, ao capital, nele, somente restando, hoje, a raiz e o cupim, sem jardim, sem teto, gasto em sombras, sem rumor, apenas um eco antigo e longínquo da voz imaginária do grande capataz dos mistérios circundantes: Fabrício Gomes Pedroza.

“Feliz do homem que conhece a terra onde será enterrado”, disse o saudoso Dom Nivaldo Monte, já perto de sua partida e despedida. Ele não tinha nas mãos o acento da desesperança. Reescrevi hoje novo texto sobre os Guarapes movido pela aflição de um vento novo, ressurgente, após a longa noite da burla, do engodo e do humano ressentimento.

Segundo os pesquisadores, os técnicos, as prospecções ao redor da área indicam um dominó de ocorrências ainda desconhecidas. Estão invisíveis, dissipadas e espalhadas no ar fino das brumas do rio Jundiaí soprando na paisagem do nunca mais. Queremos vê-la restituída, reerguida, alongada até o antigo cais e a capela, até desfazer todas as incertezas. Tudo, para sentirmos o peso da criação do homem que investiu e inovou a economia de Macaíba e do Rio Grande do Norte.

No esforço criativo de restaurar os Guarapes, congregam-se neste ano da paz de 2011, verdadeira confraria habituada as longas viagens repetidas. Para essa plêiade não interessa equívocos e maus murmúrios. Basta que a lembrança retorne submissa na velha casa que repousa em clarões e longos silêncios.

Sobre a história do monumento já falei em textos anteriores. Após os gemidos, resta-me, agora, a alegria de haver achado o caminho. Um outro rumor intemporal já escuto e já me revejo diante de um espelho de sustentação. A porta que abriu não me traz enganos. As primeiras imagens dos Guarapes reconstruído renasceu dessa porta. E logo eu que me achava perdido, volto a perceber que não estou só. Estava exausto de ser enganado. Hoje, consegui a vontade política e a sensibilidade de fazer, dos que estão no poder.

A constelação de todos que se mostram envolvidos na obra constitui o fulgor da partida, do início de uma peleja. Naquela colina se ouvirão, logo mais, vozes diárias entre arcos voltaicos de sua beleza e significado para a história do Rio Grande do Norte. Dede o tempo dos holandeses, do temível Jacob Rabbi, disse-me o geólogo Edgar Ramalho Dantas que os Guarapes e Jundiaí, juntos, desafiam os estudiosos pelo circuito de circunstâncias no chão sagrado dos antepassados, a suscitarem descobertas, grutas, ecos irresignados, águas novas e subterrâneas.

Atravessando o rio, vê-se de frente o memorial de Uruassu, santuário dos mártires e bem perto dali as ruínas de Extremoz. Para trás, o Solar do Ferreiro Torto, já restaurado. Chega-se a conclusão que o entorno de Natal, naquele tempo foi o maior teatro de operações da produção de alimentos, comércio, moldura de dissídios e lobisomens, que somente os Guarapes renascido pode restituir pelo olho e o tino do estudo e da pesquisa, já em campo.


Artigo extraído do Jornal Tribuna do Norte.


Governadora nomeia nova agente para Casa de Cultura

Casa de Cultura Nair Mesquita, em Macaíba
            Em publicação no Diário Oficial do Estado, a governadora do Rosalba Ciarlini nomeou Maria Virginia Pessoa Mesquita como nova agente de cultura, para atuar na Casa de Cultura Popular Nair Mesquita, em Macaíba.

            Há alguns meses a Casa de Cultura havia sido pega de surpresa com a exoneração de alguns de seus agentes, padecendo com a falta de funcionários.

A Casa de Cultura de Macaíba fica localizada na Rua Dr. Francisco da Cruz, no Casarão construído no século 19, que durante muitos anos foi residência da família Mesquita, uma das mais tradicionais da cidade, dentre os antigos moradores inclui-se os ex-prefeitos Alfredo Mesquita Filho, Valério Mesquita e Odiléia Mércia.

Veja mais:





SEEC: 3ª convocação inclui professores de Macaíba

427 professores são convocados em todo estado.
A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) está convocando 427 professores aprovados no concurso para professor temporário. Essa é a terceira convocação dos candidatos do quadro de reserva referente às vagas remanescentes do processo seletivo simplificado para provimento de vagas de professores temporários da SEEC.

Confira parte da publicação do Diário Oficial do Estado, 02 de abril de 2011:

A Secretaria de Estado  da Administração e dos Recursos Humanos – SEARH em atendimento,   a  solicitação contida no Oficio nº 339/2011, em referência ao PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO para contratação por tempo determinado de professor temporário, conforme Lei nº 9353 de 19 de agosto de 2010, republicado por incorreção  no Diário Oficial do Estado de 24 de agosto de 2010, torna público a convocação de candidatos integrantes do quadro de reserva listados abaixo, para se apresentarem a banca receptora de documentos, conforme determinações a seguir:

Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire -  CENEP - Rua Trairi, nº 480 - Petrópolis
Dias:  04, 05 E 06/04/2011
Horas: 8  às 12 horas
                14 às 18 horas
Os candidatos dos municípios  pertencentes 1ª DIRED -  Natal, Extremoz, Macaíba e São Gonçalo do Amarante  deverão se apresentar na sede do CENEP na data acima citada.

As informações dos candidatos encontram-se na seguinte ordem: número de inscrição, nome do candidato apenas da cidade de Macaíba:
                                                                                                                         
Município: Macaíba
Disciplina: Professor/ Ciências

Inscrição                  Candidato                       
007.968-5   Francisco Romerito Gomes Ferreira
010.689-5   Maria Luzia da Costa Ferreira
011.616-5   Andrea Christina da Silva Bernardo                

                                              
Município: Macaíba
Disciplina: Professor/ Educação Física

Inscrição                  Candidato
009.567-2   Neilson de Araujo Santana                                                           
007.085-8   NerijanedeAlmeidaMonteiro   
010.855-3   Tatianne Brasil Cavalcante        
                                                                
Município: Macaíba
Disciplina: Professor/ Geografia

Inscrição                  Candidato
008.651-7      Adailton de Moura Costa        
                             
                                         
Município: Macaíba
Disciplina: Professor/ História

Inscrição                  Candidato
005.686-3    Maria Gilvanete Soares de Farias                                                
008.668-1    Genilson de Azevedo Farias  

                                                       
Município: Macaíba
Disciplina: Professor/ Matemática

Inscrição                  Candidato    
008.262-7   Iran Augusto de Assis   
007.886-7   Erian Eduardo da Cruz  
006.718-0   Lameck Galvão da Costa Júnior   

Documentação a ser apresentada:
1.1. Curriculo impresso, obtido por ocasião da inscrição, comprovação de taxa de inscrição, demais comprovações das informações e títulos declarados
1.2. Documento de identificação  
     a) Cópia da Cédula de Identidade
     b) Comprovante de residência
     c) Cópia do Título de Eleitor e Comprovação de Quitação
     d) Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF
     e) Cópia do PIS ou PASEP
     f) Cópia da Certidão de Reservista(sexo masculino)
     g) Cópia da Documentação declarada no Currículo Pessoal
     h)Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
     i) Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos
     j) Cópia da CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social (página com foto – frente e verso e contrato de trabalho
     l) Número da Conta bancária e Agência em nome do Titular do Contrato (só será aceita conta em agencias do Banco do Brasil)
Fonte: Diário Oficial do Estado

Leia na íntegra:



Prefeitura de Macaíba prefere ficar de fora do Programa de Transporte Escolar Estadual
 
Macaíba fica de fora do Programa de Transporte Escolar.
           Segundo a Secretaria de Educação do Estado, até o prazo de 8 a 11 de fevereiro, a Prefeitura de Macaíba não aderiu ao Programa de Transporte Escolar, que visa beneficiar os alunos da zona rural, que têm dificuldade de locomoção até a unidade escolar. A Prefeitura deixa de atender com os recursos do programa cerca de 1.876 alunos.
           
O Programa de Transporte Escolar foi desenvolvido para garantir a assiduidade dos alunos que moram distante da escola pública. Em todo Estado cerca de 62 mil alunos serão acolhidos pelo programa.

O investimento é aproximadamente R$ 32 milhões com recursos da Secretaria de Educação Estadual e do Governo Federal, e é de responsabilidade das prefeituras a administração e aplicação dos recursos para a locação de veículos, manutenção e compra de combustível.

Outras cidade como Mossoró, Natal, Caicó, Parau, Viçosa e Vila Flor preferiram fazer vista grossa para o Programa, e também não assinaram a adesão. Mesmo assim, o a secretaria de educação estadual abrirá procedimento licitatórios para a contratação de transportes escolares para não prejudicar os alunos beneficiados.


Nova conta vai gerir recursos da Educação em Macaíba

Conta especifica gerirá recursos da Educação em Macaíba.
            Em comunicado enviado a Prefeitura de Macaíba, o Promotor de Justiça, Augusto Carlos Rocha de Lima, recomenda que o secretária de Educação crie uma conta específica para a gerência dos recursos destinados a Educação, e que a mesma, seja gerida pelo secretário da pasta.
           
            O mesmo promotor, enviou recomendação semelhante à prefeitura de Bom Jesus. As contas receberão transferências automáticas, ou seja, sem a manipulação humana, de verbas para nas unidades educacionais dos respectivos municípios.



Aloízio Mercadante visita Neurociências em Macaíba

Aloízio Mercadante visita Neurociências
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, acaba de chegar ao Instituto de Neurociências, onde foi recepcionado pelo cientista Miguel Nicolelis e pela diretora do centro, Dora Montenegro.

Na entrada, Aloizio foi recebido por um coral de crianças que cantaram e tocaram a música Asa Branca, do compositor Gonzaguinha. Neste momento o ministro conversa em particular com o cientista Miguel Nicolelis. Em instantes, ele concederá uma entrevista coletiva.

Em seguida, Mercadante conhecerá as instalações do Centro de Estudos e Pesquisa Professor César Timo-laria, na Candelária. Ele visita também o Centro de Pesquisa de Macaíba, que tem como foco os estudos sobre a doença de Parkinson. Logo depois, o ministro vai conhecer as obras de construção do Campus do Cérebro, em Macaíba.

Antes de voltar para Brasília, às 15h30, Aloizio Mercadante vai ao Centro Administrativo para uma visita à governadora Rosalba Ciarlini Rosado.


Fonte: Tribuna do Norte.


Leia Mais: