quarta-feira, 8 de junho de 2011

Inquérito Civil causa reforma “relâmpago” no CERU em Traíras

Entenda porquê...

Nunca antes da história se viu reforma tão rápida.
            O Promotor de Justiça Carlos de Lima, da Comarca de Macaíba, abriu Inquérito civil para apurar diversos problemas estruturais e organizacionais do Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho, CERU, na localidade de Traíras pertencente ao município de Macaíba, fixando um prazo de 15 dias para a regularização.

            Entre os problemas apontados, podem ser citados o cumprimento do cardápio da merenda escolar, a oferta do primeiro horário aos alunos da instituição, a cobertura de sala de aula com telhas brasilit, que gera temperaturas excessivamente altas no recinto; ausência de instalação de equipamentos eletrônicos, fato que os torna obsoletos até os dias atuais; ausência de conexão da escola à rede mundial de computadores e os atrasos contumazes de professores que utilizam transporte fornecido pela própria Prefeitura...

            Com o intuito de justiçar as falhas, a secretária de educação do município de Macaíba, Ana Cristina Cabral, afirma que o CERU possui mais de 500 alunos oriundos de cinco comunidades vizinhas, onde a instituição disponibiliza o ensino fundamental para alunos do 6º ao 9º ano no período matutino e vespertino, assim como funciona a escola destinada ao município, além da EJA (Escola de Jovens e Adultos). 

            No período noturno, a instituição é cedida para o Estado, com público alvo focado no ensino médio. “Queremos destacar que a demanda de alunos é alta e ultrapassa o limite de nossa cobertura. Por isso que o município está construindo uma escola no distrito de Lagoa do Sítio, instituição considerada modelo, onde estará disponibilizado no próximo ano para os alunos. Este novo espaço nos ajudará a caminhar boa parte dos estudantes e resultará em uma melhora na qualidade do ensino e estrutura”, disse.

            A secretária também disse que o Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho está passando por reforma visando à melhoria e atendendo as recomendações da promotoria. “A secretaria de educação e a promotoria de justiça tem o mesmo objetivo, que é a melhoria na qualidade de ensino. O trabalho do promotor é periódico não somente nesta instituição, como em outras. Sempre recebemos os relatórios e procuramos atender todas as recomendações em um trabalho de aperfeiçoamento que toda escola passa”, comentou.

Fonte: DN Online

Um comentário: