terça-feira, 22 de novembro de 2011

Até Quando?


            Até o ano passado a taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte era de 17, 4%, segundo dados do Censo de 2010, divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa caiu 26,5% em uma década. No interior, a situação é mais crítica em município que concentra grande população no meio rural, como Macaíba, que tem uma taxa em torno dos 24,6%, e teve redução de apenas 8,1%...

            É preciso conciliar uma severa campanha de alfabetização de adultos com o setor produtivo, como na agricultura. A educação formal deve chegar ao homem do campo no lugar em que ele trabalha e vive em comunidade. O problema é que na zona rural, as escolas são precárias, sem educadores quase não funcionam e o sistema de transporte escolar passa por uma crise interminável.

             Escolarização é direito de todo cidadão, o governo precisa não ter vergonha de realizar uma grande chamada pública para alfabetização em massa. Pra quem tem vergonha, alfabetizar seu povo vale mais que todas as obras da Copa.

Matéria extraída do Jornal Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário