domingo, 12 de setembro de 2010

Aniversário sem festa - Auta de Souza 134 anos


            Hoje, 12 de setembro de 2010, comemora-se o aniversário de nascimento de uma das maiores poetisas brasileira, Auta de Souza, nascida no ano de 1876 no então Arraial, ou seja, nossa querida cidade Macaíba e falecida em 7 de fevereiro de 1901, aos 26 anos acometida de Tuberculose.
            Poetisa singular, e reconhecida internacionalmente por meio dos seus versos tão singelos, meigos e carregados de sofrimento, retratados por um jogo de palavras admirado pelos maiores e melhores poetas, romancistas e literários do mundo, há quem diga que seu livro de cabeceira era assinado por Lord Byron.
            Mesmo com sua fama, a cidade de Macaíba no dia de hoje, pelo menos até onde eu sei, não teve nenhum tipo de movimentação, homenagem ou o que quer que seja pelo seu natalício, o que me deixa triste, uma vez que, Auta transpôs as barreiras dos preconceitos da época e se tornou a Auta de Souza que conhecemos, imponente e de incontestável talento na arte da evasão espacial retratada por versos carregados de sentimento.
            Aqui termino, homenageando de forma breve, mas sincera, afim de evitar excessos e não ser radical em minha colocação.
 

           
Por Júlia Damasceno

Um comentário:

  1. PARA NÓS DE GRANDE RELEVÂNCIA O NOSSO ÚNICO FILHO,,TAMBÉM FAZ ANIVERSÁRIO HOJE, 12 DE SETEMBRO , QUERO PARABENIZ´-LOS , E A AUTA DE SOUZA, PELO SEU ANIVERSÁRIO, E AGRADEC~E-LA PELA OPORTUNIDADE DE LER SUAS POESIAS, E ASSIM DÁ EÊNFASE A ESPIRITUALIDADE.

    ResponderExcluir