Lazer


Museu Egípcio chega ao Natal Shopping


06 de Maio de 2016.

    A história do Egito Antigo e todos os seus encantos chegam ao Natal Shopping através do Museu Egípcio Itinerante, que apresenta uma visão ampla da terra dos faraós em um acervo com mais de 400 réplicas de múmias, sarcófagos, estátuas de deuses e faraós egípcios, objetos funerários, joias e pinturas sobre papiros. A exposição, localizada no piso L2, estará em cartaz de 05 de março a 26 de maio seguindo o mesmo horário de funcionamento do mall, com entrada ao valor de R$15,00 reais.

     O acervo é obra do artista plástico egípcio Essam Battal, idealizador do projeto, cujo trabalho permite à população de diversos países obter o conhecimento dessa fascinante civilização, entre eles os costumes, o povo, as crenças e realizações artísticas e arquitetônicas. A maior novidade do museu itinerante é o espetáculo “Som e Luz no Egito Antigo”, onde as estátuas, num sopro de vida, contam sua história em uma maneira moderna de comunicação que une o passado ao presente de forma clara, objetiva e dinâmica.

     A exposição já circulou boa parte do mundo e se consagrou em países como Japão, Alemanha, África do Sul, Estados Unidos e Nova Zelândia. Desde 1996, atua no Brasil e na América Latina com exposições culturais e artísticas que atraíram mais de quatro milhões de visitantes em shopping centers e espaços de cultura. Direcionado a todas as idades, o espetáculo apresenta a história de mais de três milênios de civilização em sua rica união de réplicas dos museus do Cairo, Alexandria, Luxor, Louvre, Londres, Berlim e Vaticano.

Fonte: Natal Shopping 

 




Ponto para a Prefeitura!

19 de Maio de 2014

            A julgar pela presença em Natal e pelas as delegações que vêm disputar na Academia Damasceno, Macaíba é o município que agrupa maior número de jogadores. Se essa ascensão continuar, logo teremos um pólo macaibense de xadrez.

            “Dando a César o que é de César”, consta que isso vem acorrendo em consequência do apoio que o xadrez tem e recebe da Prefeitura de Macaíba.








Estratégias de comunicação para copa envolvem assessores de municípios do RN

12 de Maio de 2014

      
Cobertura Jornalística Copa 2014.
Os assessores de municípios com até 100 quilômetros distantes da cidade de Natal estiveram reunidos na manhã de quinta-feira (08), no Gabinete Civil da Governadoria para traçar estratégias de logística e atendimento aos cerca de 1 600 jornalistas que estarão no Rio Grande do Norte em junho para a cobertura jornalística da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. 

         Segundo Paulo Araújo, secretário de Comunicação do Governo do RN foi montado um plano de comunicação que terá, entre outros pontos, um banco de sugestões de reportagens, atendimento dos profissionais no Press Point e o gerenciamento de crises.

          Estiveram presentes à reunião os assessores de comunicação e relações públicas dos municípios de Parnamirim, Extremoz, Macaíba, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul.


Fonte: Site do Jornal Tribuna do Norte






Cultura Jovem na Praça da Pista Nova

Por Andry Morais

             No próximo dia 18 de maio (domingo), a partir das 14h, a Terra de Augusto Severo sediará um grande encontro com jovens de todas as tribos da cidade. Trata-se do projeto Cultura Jovem na Praça, organizado pela Prefeitura de Macaíba. O evento acontecerá na Praça Paulo Holanda Paz (Pista Nova). 

            O projeto mencionado faz parte das ações do Juventude Viva. Segundo o coordenador do Juventude Viva em Macaíba, Thiago Sanderson, o evento do dia 18 tem o objetivo de socializar as várias tribos juvenis existentes no município. Além disso, servirá como mobilização para o 1º Seminário Juventude Viva, o qual será realizado no próximo dia 24 deste mês no Pax Club.

            Dentre as atrações confirmadas para Cultura Jovem na Praça, estão: Marka Passo Kauri (antiga Recicla 8.0), Dialetos do Gueto, Grupo Pau Furado de Capoeiras e um DJ. Na ocasião, também ocorrerão oficinas temáticas, incluindo de Grafite (arte).

Fonte: Site Cidadão Macaibense





Macaíba receberá etapa da Taça RN de Futsal



         A primeira etapa da VII Edição da Taça RN de Futsal, realizada no município de Florânia, foi vencida pelo time da casa. O AAFF/Florânia, apoiado por sua torcida, triunfou por 3 a 2 diante do Tenente Laurentino, neste domingo (4) e faturou a disputa. As próximas fases acontecem em Santa Cruz, Macaíba e Parelhas.



       O campeonato será disputado em quatro etapas. O campeão e o vice de cada uma se classificam para a Fase Final, em confrontos de ida e volta. Em Florânia, cinco equipes se enfrentaram em turno único, com os quatro primeiros passando para um quadrangular final. Seleção de Santana do Matos, CNEC/Currais Novos, AAFF/Florânia, Seleção de Jucurutu e Seleção de Tenente Laurentino estiveram na disputa.

Fonte: Site do Jornal Tribuna do Norte
 




Jornalista Ticiano Duarte resenha 13º livro de Valério Mesquita

19 de outubro de 2011

Jornalista Ticiano Duarte.
            Em publicação no Jornal Tribuna do Norte, o jornalista Ticiano Duarte, em sua coluna fala sobre o novo livro do macaibense Valério Mesquita, intitulado “A paisagem e o tempo”, o 13º de sua autoria. Leia na íntegra esse carinho realizado pelo jornalista ao presidente do Tribunal de Contas do Estado e ex-prefeito de Macaíba:

            "A paisagem e o tempo", a 13ª produção de Valério Alfredo Mesquita é mais um livro do coração, para repetir Edgar Barbosa sobre a obra de Nilo Pereira resgatando o Ceará Mirim de sua infância, imagens "tão libertas do cerimonial dos prólogos".

            O autor é um eterno apaixonado pela sua terra e seus habitantes, descrevendo-a num estilo poético, relembrando o tempo silencioso de sua Macaíba com a sua vida mansa, no estilo do grande Edgar Barbosa, "as humildes criaturas, as casas e as árvores, tudo quanto jamais se fixou em coreografia esboçada pela mão dos transeuntes... vivo e ressurgido no mais humano dos depoimentos sentimentais".
Valério Mesquita.

            Quem conhece Valério Alfredo Mesquita descobre que há na profundeza de sua alma sempre um apelo à solidariedade humana, que o poeta cantou como no fundo de todas as auroras antecedentes, com o puro perfil, "entre palmeiras rajado de alvoradas". O sabor proustiano de suas crônicas o elege minerador das palavras, às vezes no estilo do saudoso Rubem Braga, "a ruminar matéria de roça na cidade sob a teia de insuspeitos sentidos e sonoridade".

            Nas crônicas de Valério Mesquita, publicada na imprensa local, aqui enfeixadas, ele evoca com muita força a infância ao descrever perfis e prestar testemunho dum tempo que ainda está vivo na sua memória rica de lembranças e criações.

            A força evocativa do autor não tem medidas. Flui espontaneamente, "a poesia escondida pelo homem na floresta do cotidiano", citando novamente o grande estilista que foi Edgar Barbosa, referindo-se ao seu irmão de sonho, Nilo Pereira.

            Vi Valério Mesquita menino, correndo descuidadamente no grande alpendre da fazenda do seu pai Alfredo Mesquita, no distrito de Traíras, quando tudo era fervor e claridade, radioso, como o poeta Ledo Ivo evocou, num tempo em que, "as nuvens são os degraus para outras terras".

            Há um poema do poeta alagoano, hoje do país inteiro, "A passagem do menino", no qual ele se oferece como o faço agora, para conduzir Valério aos caminhos dos domingos, "onde o tempo é redondo, voz e flor espreitam tua sombra...".

            Mergulho na leitura deste excelente "A paisagem e o tempo", para reencontrar personagens queridos da cidade que foi berço dos meus ancestrais, que são os mesmos do autor. Sonhando me divido entre a casa do meu pai e da minha avó. Nas férias em Macaíba, na companhia dos meus primos sonho continuadamente, contemplando o grande açude, o tirar do leite ao pé da vaca, nas manhãs bem claras do mês de junho, o cheiro das plantações do homem, "suor esparso em mandiocal... um pássaro na gamela onde todos comem".

            O menino não esquece o seu melhor tempo, infância que não volta, sempre matinal, como disse Valério numa das suas crônicas, "O céu azul era o mesmo da minha infância", ao descrever uma manhã em Macaíba, tingida de sangue pela violência.

            Busco novamente o poeta para saudar Valério Mesquita com sua paisagem e o seu tempo: "Teu dever é este: lembrar, sendo antigo, amar, sendo humano, morrer sendo vivo. E cantar o mundo com uma linguagem que é comum tesouro de todos os homens".



Alecrim FC quer recuperar terreno em Macaíba

05 de Outubro de 2011
           
            Entrevistado ontem no programa Globo Esportivo 1ª edição, o  ex-presidente do Alecrim FC, Marcus Vinícius fez um relato da situação atual do Alecrim FC, com a informação até certo ponto agradável, já que, mesmo sem ter obtido sucesso na parte técnica na temporada/2011, pelo menos fechou o ano financeiro sem dever a ninguém, apesar do MP ter brecado o recebimento da ajuda prometida pela prefeitura.

            Agora, o clube espera fechar uma parceria e passar a contar brevemente com um Centro de treinamento, recuperar o que já teve no passado, mas que deixou escapar um patrimônio fantástico. Trata-se de um terreno situado entre Parnamirim e Macaíba, frente para a BR-304 medindo 35 hectares. Um local tão amplo que o clube deu-se "ao luxo" de ter três piscinas, dois campos de futebol, quadra de tênis, restaurante, parque infantil, centenas de árvores.

            Esse pedação de terra foi negociado para pagar dívidas trabalhistas do clube. O Alecrim FC, hoje está sem um terreno que possibilite improvisar um campo para treinamento. Vive saltando de local para treinar, à custa da boa vontade de terceiros.

Fonte: Tribuna do Norte



4º Passeio Ciclístico de Natal neste domingo

16 de setembro de 2011

            Todos os bikers devem se encontrar neste domingo para o 4º Passeio Ciclístico de Natal, um evento de motivação ecológica que celebra de uma só vez o Dia Mundial Sem Carro e o Dia da Árvore. A ONG Baobá é uma das organizadoras.

            Os participantes se concentrarão a partir das 8h da manhã em frente ao Supermercado Favorito, na avenida Roberto Freire, Ponta Negra, e de lá partir às 9h seguindo pela BR 101, Salgado Filho, Apodi, Rio Branco, até chegar à Praça André de Albuquerque, na Cidade Alta.

            Na praça haverá uma programação especial com exposições fotográficas, aula de yoga, oficina de sabão (reaproveitando óleo de cozinha), danças circulares, sorteios de almoços vegetarianos, passeios e hospedagens praieiras, banda de música, além de uma 'abraço coletivo' na praça, referente às mudanças climáticas e reformas no Código Florestal Brasileiro.

            O evento visa um bem comum para todos os participantes: a implantação em Natal de bicicletários, ciclofaixas e ciclovias, além de um plano municipal de arborização nas ruas da cidade. São reivindicações que se complementam. Todas as quartas-feiras, às 20h, partindo da loja Mundial Ciclo, na rua Bom Pastor, 3995, no bairro de Bom Pastor.

            O grupo faz um roteiro pelo Alecrim, Petrópolis, Praia dos Artistas e Ribeira. A turma também promove o Pedal da Lua Cheia, em noites enluaradas, com rota até Macaíba. O próximo será no dia 11 de outubro.

Extraído do Jornal Tribuna do Norte.




UnP Folia traz Ricardo Chaves ao Terreiro da Vila

            Já está marcado, no dia 24 de setembro a partir das 19h, a galera vai se encontrar no Parque Otaviano Pessoa em Macaíba, para uma grande festa conduzida pelo cantor de micaretas e um dos mais importantes dos carnavais fora de época do país, Ricardo Chaves.

            O UnP Folia Indoor será realizado no Terreiro da Vila e promete muita folia, unindo o axé do Ricardo com muito forró do Boca a Boca e Forró do Muído.

            As senhas estão sendo vendidas no Bompreço de Ponta Negra, Píttsburg da Prudente, Versat de Parnamirim e Doce Mel Boutique em Macaíba, ao valor de R$ 25,00. O Camarote frontstage conta com open bar (cerveja, água e refrigerante) e com Duda e Banda nos intervalos.



Brinque não! Macaíba também é fashion

            Depois de uma bem-sucedida convenção para lojistas e franqueados, a Toli reuniu fashionistas para mostrar o que vem aí no seu alto verão. O movimento aconteceu na última terça-feira, 06, na fábrica da marca em Macaíba, com desfile by Allyson Paulinelly e muitos flashes. Em cena, uma "limpeza" de cores fortes, com muitos brancos, nudes, pretinhos e brilhos, que só estarão nas lojas a partir de novembro...

            Na passarela, o cast poderoso da Tráfego Models, com Andréia Schultz, Daliane Menezes, Bárbara Varela, Sasla Coutinho, Camila Nunes e Samara Maia. E atentíssimos: Juliana Flor, registrando tudo para o seu blog Nathy & Ju, a bela Larissa Costa, Maxwell Almeida, Flávia Pipolo, Naiara Azevedo e Roberta Pimenta, entre outros.

            Falta só a Toli nos enviar umas fotos deste desfile e das tendências para o fim do ano.

Extraído do site do Jornal Tribuna do Norte.



Passeio Ciclístico da Paróquia de Macaíba 2011

            Em comemoração ao aniversário de 134 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba, dezenas de pessoas participaram do passeio ciclístico, promovido pela própria Igreja, na manhã do dia da Independência do Brasil (07/09).

Fotos:
Sandra Samara, participante do Passeio.

Passeio Ciclístico 134 anos da Paróquia de Macaíba.

Passeio Ciclístico 134 anos da Paróquia de Macaíba.

Passeio Ciclístico 134 anos da Paróquia de Macaíba.

Passeio Ciclístico 134 anos da Paróquia de Macaíba.

Passeio Ciclístico 134 anos da Paróquia de Macaíba.

Passeio Ciclístico 134 anos da Paróquia de Macaíba.



Macaibense Wallyson é artilheiro da Libertadores

Wallyson é artilheiro da Libertadores
            A 52ª edição da Copa Libertadores da América foi encerrada nesta quarta-feira (22), com o Santos/SP sagrando-se o grande campeão, após derrotar o Peñarol/Uruguai na decisão. Mas, sem dúvida, um dos destaques da competição foi o atacante potiguar Wallyson, que defendendo o Cruzeiro/MG, e mesmo deixando a competição na fase de oitavas-de-final, terminou como artilheiro, com sete gols marcados.

            O feito, que certamente deixou a torcida do time mineiro bastante satisfeita, orgulhou bastante a torcida do ABC. Isso porque o goleador, natural de Macaíba (RN), foi formado no Elefante, onde marcou os primeiros gols e deu início a fama de "matador".

            Em seu primeiro ano como profissional no ABC, em 2007, o atacante logo assumiu a condição de titular e com belos e importantes gols levou o Alvinegro ao título estadual, quando entrou para história sendo o primeiro jogador a marcar quatro gols em uma final e em um clássico, e ao acesso à Série B.

            Nesta temporada, Wallyson foi o artilheiro do Campeonato Estadual com 10 gols e o artilheiro abecedista na Série C com 16 gols, sendo o terceiro maior goleador do campeonato.    O belo desempenho do artilheiro o levou ao Atlético/PR e logo em seguida para o Cruzeiro/MG, aonde vem atuando.

Fonte: abcfc.com.br



Cavalgada da Integração João Dure já está a caminho do Terreiro

Intinerário da Cavalgada.
            Começou na sexta-feira, 29, a V Cavalgada da Integração João Duré, que liga Itabaiana, na Paraíba, a Macaíba, no Rio Grande do Norte. São 274 quilômetros que serão percorridos por centenas de cavaleiros durante sete dias. 

            Ao contrário dos anos anteriores, a saída da Cavalgada será em Itabaiana (terra do grande Sivuca) e a chegada prevista para o dia 04 de junho, em Macaíba (Parque Otaviano Pessoa), por volta das 13 horas.

            A Cavalgada atravessará 16 municípios, 8 da Paraíba e 8 do Rio Grande do Norte É considera a maior do Nordeste. Para maiores informações (84) 9958-5900.



O Estádio de Macaíba sai ou não saí?

Estádio de Macaibense continua no sonho.
Em entrevista a Rádio Globo de Natal, a Governadora do Estado Rosalba Ciarlini, foi indagada sobre uma informação recebida de que o governo federal disponibilizou uma verba de R$ 2 milhões para reforma do estádio de Macaíba.  

Ao responder a governadora disse que esteve na terça-feira em Brasília, no Ministério do Esporte acompanhada pelo prefeito de Goianinha, para conseguir a liberação da última parcela de um convênio para o estádio de Goianinha. Dinheiro para concluir o lance de arquibancada que está faltando, já que o estádio será usado por América e Alecrim nas séries C e D.

Disse ainda que as conversas que tive elencaram vários estádios do RN, e que o secretário do ministro não passou essa informação perguntada. A governadora retoma dizendo que seria muito bom que Macaíba pudesse ter o seu estádio, e que inclusive reconhece que havia em construção ainda na administração passada, e quando o ministro esteve em Natal visitou a área.

Rosalba diz esperar ver não só Macaíba, mas todas as cidades do RN tendo estádios e fomentando cada vez mais a boa disputa do futebol.


Fonte: Tribuna do Norte



Unidos de Santa Cruz sobe para grupo B
 
Unidos representa bem Macaíba no Carnaval de Natal.
Com o resultado divulgado na quinta-feira (10/03), a Funcarte, Fundação Cultural Capitania das Artes estabeleceu que a Escola Unida de Santa Cruz, de Macaíba, é a nova participante do Grupo “B” das Escolas de Samba do carnaval de Natal, na Ribeira em 2012.

Após fazer parte do grupo de acesso, a Escola de Samba mesmo com dificuldades financeiras e falta de patrocínio, contando apenas com as doações de amigos, conforme conta o presidente “Mimoso, levou para a avenida o enredo “Unidos, Monteiro e o Circo”, conseguiu encantar os jurados e ter o direito à vaga no Grupo “B” do Carnaval de Natal no ano que vem.

Leia mais:

 

 

Grande Rio do Norte levou o folclore nordestino ao carnaval da Ribeira

Grande Rio do Norte leva alegria ao povo de Natal.
Bois de reis, maracatus, lendas e mitos nordestinos, além de elementos da festa junina soaram em harmonia no samba da Grande Rio do Norte, segunda escola a desfilar no carnaval da Ribeira, na noite da última segunda-feira (7).

Com o samba enredo “Folclore da nossa região”, a escola de Macaíba, que há cinco anos está no grupo A do carnaval de Natal, trouxe para a folia doze alas e mais de 200 integrantes. As cores branco, verde e vermelho predominaram nos adereços e fantasias, com destaque para a porta-bandeira e mestre-sala.

Segundo Rosiane Neris, da comissão organizadora, a escolha do tema vem quebrar o mito de que o folclore norte-rio-grandense não é expressivo. “Temos muito a mostrar e conhecer”, disse.


Matéria extraída do Jornal Tribuna do Norte.

Veja mais fotos:






Escola de Samba macaibense é destaque no Carnaval de Natal

Os personagens do universo lúdico de Monteiro Lobato ganharam a avenida, com a Escola de Samba Unidos de Santa Cruz, de Macaíba. Com enredo “Unidos, Monteiro e o Circo”, as alas de Sacis Pererês, Emílias e a Cuca mostravam a força de vontade de passar para o grupo B.

Pela primeira vez participando do carnaval de Natal, a Unidos foi a segunda representação a pisar o corredor. “Esperamos poder fazer parte do desfile de Natal. Foi uma luta muito grande chegarmos até aqui só com doações de amigos para compor alegorias e fantasias, desabafou o presidente Francisco Florencio, mais conhecido como Mimoso.

As cores da Unidos estavam bem representadas pela porta-bandeira e mestre-sala. A Escola Unidos de Santa Cruz foi criada em 1989, em Macaíba.


Matéria extraída do Jornal Tribuna do Norte.

Leia mais:

Unidos da Santa Cruz homenageia Monteiro Lobato

Tribos de índio e escolas de samba desfilam na Ribeira

Índios Guaracis abrem desfile de domingo na Ribeira